Resenha: O Eterno Barnes

terça-feira, 10 de maio de 2016




Autor: Salustiano Luiz de Souza
Editora: Novo Século
Número de páginas: 243

Sinopse:

"Doutor Barnes, um famoso neurocirurgião, começa a desenvolver na Universidade onde trabalha uma pesquisa científica tentando transformar os dados do cérebro em arquivos de dados, codificando-os de modo que possam ser copiados. Com o avanço da pesquisa, acaba conseguindo copiar para o computador todos os dados de memória que formam o ser humano, como suas experiências, suas emoções, suas recordações, enfim, sua vida. Deslumbrado com a descoberta, começa a perceber que estes arquivos possuem uma estrutura totalmente diferente e uma sinfonia divina, e começa a ficar obcecado pela ideia de que seja possível copiar cérebros de um paciente para outro. Ao contrário do que deveria ocorrer, Barnes, cada vez mais, esconde suas pesquisas, pois seu objetivo passa a ser implantar seu próprio cérebro em outro paciente, mais jovem e sadio, pois está acometido de uma séria doença. Busca, desta forma, alcançar a tão almejada eternidade. Para isto, não mede as consequências de seus atos, que passam a ser justificados pela ambição que lhe domina. Conseguirá Barnes o seu intento?"

Minha opinião:

Sabem aquele tipo de leitura que você não consegue mais largar? Foi assim com este livro que primeiramente me chamou atenção pelo título.

Comecei a ler no intervalo do almoço do meu trabalho e não conseguia mais parar de ler, até durante o expediente eu lia umas páginas ligeirinho (que feioooo).
A história envolvendo um  médico e sua experiência de tentar "arquivar" os pensamentos, sentimentos e tudo mais que acontece no cérebro das pessoas envolve o mundo da medicina e informática além de muitos policiais e investigação.

Mas o que era para ser apenas uma experiência, um estudo que futuramente depois de muitoos mas muitoos, mas muitooos testes poderia ajudar a medicina de forma positiva se torna uma experiência sem controle pois a ambição do Dr. Barnes fala mais alto que a ética e com isso ele toma uma atitude que deixa consequências que ninguém sabe explicar.

Mas nem tudo o que o Dr. Barnes planeja sai certo, ou melhor, sai da forma como ele imaginou porém agora não tem mais volta...o caminho atrás, para voltar, foi fechado e o futuro não apresenta muitas saídas...e agora, o que vai acontecer com o Dr,. Barnes?

Pessoal, quem gosta de mistérios com dose de experiências novas vai adorar esse livro. A narrativa prende a atenção do leitor do começo ao fim e faz a gente pensar nas mil maneiras de resolver o que aconteceu e de pensar também se todos os personagens são inocentes ou culpados pelas atitudes que tomam. Um livro recomendadíssimo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.