Resenha: Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios

terça-feira, 10 de maio de 2016


Autor: Pedro de Camargo
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 192
Skoob

Entenda o comportamento do consumidor e aprenda a comprar com consciência!

Este é um livro divertido. O tipo de livro que a gente tem que ler nem que seja só para continuar uma conversa quando aqueles terríveis momentos de silêncio se instalam entre os interlocutores. Mas, além disso, este é um livro sério, muito sério. (Antes de começar a lê-lo, vale a pena dar uma olhada nas referências bibliográficas).

A proposta sensacional de Pedro de Camargo é demonstrar, da forma mais simples possível, como nosso comportamento de consumo está diretamente ligado aos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer.

Parece complicado, mas sob a escrita de Camargo você vai compreender perfeitamente alguns de seus comportamentos pouco ortodoxos, embora comuns, como assaltar a geladeira em noites mais frias, ou comprar aquele monte de bobagens que nunca, em toda a sua vida, pretendeu usar…

E, como cortesia, com as dicas no fim de cada capítulo é possível aprender a combater seus próprios neurotransmissores endoidecidos — e consumistas — e conquistar o orçamento saudável com que sempre sonhou.


Quando recebi este livro da editora Novo Conceito confesso que não me interessei muito em ler ele mas certo dia, que eu estava afim de ler um livro mais fininho, o título dele me chamou atenção e peguei para ler.

O livro me conquistou muito no início, ele mostra situações do cotidiano quando temos impulsos consumistas e explica cada um deles. Eu não imaginava que a vontade de comprar pudesse ser explicada por diversas formas e tivesse tantos motivos "reais" por trás de um simples pensamento de compra. 

Difícil não se identificar com pelo menos uma das várias situações citadas no livro. E imaginar que a mania de consumo pudesse ser culpa de hormônios...simmm, porque a culpa é deles e no livro isso é explicado detalhadamente (nesses pontos mais técnicos eu confesso que não gostei muito). Mas a proposta do livro é mostrar a relação do funcionamento do corpo humano com a vontade de comprar, comprar, comprar. 

Também é muito citado a relação do nosso comportamento atual com o comportamento dos seres humanos primitivos e admito que eu nunca tinha parado para pensar como ainda agimos de maneira primitiva!! Gente: somos muitoo primitivos ainda e nem percebemos. É incrível como o mundo evoluiu e nossa mente não.

Em resumo, fora as partes bem técnicas sobre o funcionamento dos hormônios, o restante do livro me conquistou de verdade, achei curiosa e divertida a descoberta dos reais motivos de nosso consumismo e claro, estou tratando de me controlar, hehehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.