Resenha: Em Busca de um Final Feliz

terça-feira, 10 de maio de 2016

Autora: Katherine Boo
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 288
Skoob

Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia. A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição).

O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção. 


Esse livro me interessou por dois motivos: um por ser fatos reais e outro por ser sobre a India. Esse país me chama atenção faz tempos, porque...nem eu sei explicar, hehehe.

Quando comecei a ler eu logo fiquei surpresa, em choque com a realidade de uma parcela do povo de Annawadi, algo que eu não imaginaria existir, afinal o que a mídia mostra é o lado bom, colorido e alegre do povo, mas nunca mostra a realidade de outra parcela da população.

As condições precárias, as condições terríveis que nenhum ser humano e nenhum animal deveria passar. Pobreza é uma palavra que passa longe de lá, a situação é bemmm pior. Cada relato que a autora faz me faz levar um choque de realidade imenso. A vontade é de cuidar de cada um daquele povo, é fazer mudanças, é fazer o país dar condições mínimas de sobrevivência à essas pessoas...porque infelizmente...elas não tem nenhuma.

Corrupção é declarada, subornos mais ainda, injustiças...acho que é só o que existe. Uma luta pela vida que chega também em pessoas que tem empregos sim, mas nem com eles conseguem sustentar direito a família.

Confesso que passei todo o livro com um sentimento de em busca de um final feliz, bem como diz o título. Difícil, mas me alegro em ver que tem pessoas que mesmo na extremo limite da vida decente, se mantém com pensamentos bons, de esperança.

O livro é um choque de realidade e que deveria ser lido por muitas pessoas sim! Precisamos às vezes sair da situação de ler apenas ficção e ler histórias reais, precisamos conhecer a realidade para quem sabe, mudar nosso comportamento diante de alguns fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.