Resenha: A Arte da Imperfeição

terça-feira, 10 de maio de 2016




Autor: Brené Brown
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 177

"Este importante livro é sobre a jornada de uma vida, deixando de se preocupar com "O que os outros vão pensar?" e acreditando que "Eu sou suficiente". A habilidade ímpar da autora em misturar pesquisa original com relatos faz com que a leitura de A Arte da Imperfeição pareça uma longa e animadora conversa com uma amiga muito sábia que oferece compaixão, sabedoria e ótimos conselhos. A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser. Somos levados a acreditar que, se pudéssemos ter um olhar perfeito e levar uma vida perfeita, já não nos sentiríamos inadequados. E se eu não posso manter todas essas bolas no ar? Por que não é todo mundo que trabalha duro e vive às minhas expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo? Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown, Ph.D, é uma especialista em vergonha, autenticidade e compartilha a coragem que aprendeu em uma década de pesquisas sobre o poder de viver sinceramente."

Este livro me chamou muita atenção quando chegou, talvez porque eu estivesse (na época que li) passando por uns dias perdidas em alguns assuntos, algumas decisões...o fato é que peguei em seguida que ele chegou para ler.

Algo que notei logo foi que é um livro que não agrada todo mundo. A temática dele, a forma como é elaborado....vou explicar.

A autora fala em todo o livro sobre experiências próprias, sobre momentos que não soube como agir, ou que ficava nervosa ao extremo, ou como disfarçava ser quem na verdade não era. De acordo com os relatos sobre fatos que ela passou, ela vai levantando tópicos e debatendo-os, por exemplo: vergonha, coragem, compaixão, culpa, autenticidade, entre outros.  Ela vai fazendo quase que um comparativo de reações que ela teve e quais podem ser reações melhores afim de viver a vida plenamente.

Em alguns parágrafos, tive a impressão que havia uma repetição de temas e conceitos, mas depois vi que é os assuntos que se entrelaçam de tal forma que parece sim haver uma repetição extrema.

Devido a este cenário de descrição do livro que eu falo que ele não agradará todos.

O que eu achei? Eu gostei sim, mas não tanto quanto eu imaginei que ia gostar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.