Resenha: Apátrida

terça-feira, 10 de maio de 2016


Autora: Ana Paula Bergamasco
Editora: Todas as falas
Número de páginas: 338
Skoob

Ganhador do Codex de Ouro 2011: Melhor drama. "Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições."

A história foca durante todo o livro a vida de Irena. Irena vivia na Polonia, com seus pais e irmãos. Uma vida tranquila, simples, sem maiores luxos. Irena tinha um amigo: Jacob, seu melhor amigo. Mas ambos foram crescendo e Irena se apaixonou por ele. Mas ele casa-se com outra pessoa...porém será que ele sentia algo por Irena? Será que só Irena que amava ele? Ou ele também a amava? Lembrando pessoal, que naquela época, a escolha de alguém para casar não era somente do casal mas sim, envolvia toda a família. Bom, para saber mais dessa parte, leiam o livro... :)

Com o casamento de sua paixão e depois de alguns acontecimentos com Irena (que não vou contar, hehe), ela descobre que tinha um grande admirador, alguém apaixonado por ela e acaba se casando com ele (mais detalhes no livro), seu marido se chama Rurik.

Mas antes mesmo do casamento, Rurik descobre que precisa ir para Bielorrussia, algo aconteceu com sua família (que é de lá). O que aconteceu é descrito no livro.. Então após o casamento, Rurik e Irena vão morar em Bielorrussia.

Lá acontece váriass coisas boass, momentos lindos, como o nascimento do filho de Irena, e também os primeiros acontecimentos realmente tristes da história. E cada acontecimento é descrito aos detalhes...aí Irena começa a ver que a vida não é apenas sorrisos, a tristeza, a revolta começa a dar as caras em sua vida.

Irena, após estes tristes acontecimentos volta para a Polônia para a casa dos pais. Ela descobre então que sua paixão Jacob teve uma filha e a vida familiar caminha em paz. Porém a Segunda Guerra Mundial, está tirando a paz de vários povos, de várias pessoas inocentes. Sobreviver a tudo isso é questão principal na vida de todos, mas ainda havia um pouco de tranquilidade onde a família de Irena morava. Mas a aparente tranquilidade não reina muito tempo e o terror chega até eles. 

Irena, após vários fatos (ler livro) precisa ir para uma cidade próxima com seu filho e devido alguns motivos especificos, Jacob pede que Irena cuide de sua filha. A situação em que Jacob e esposa se encontram no meio da Guerra, estava trazendo mais perigo do que segurança para sua filha.

Irena começa a trabalhar numa fábrica e ao mesmo tempo tenta proteger seu filho e agora, sua também filha, que apesar ser de mentirinha, ela trata a criança como fosse sua. Pessoal, nesta época da vida de Irena, há tantos fatos tristes e que, de certa forma, tentam passar para o leitor, o horror daquela época. Momento de respirar fundo...

Vários capítulos após, Irena acaba num campo de concentração. Nestes vários capítulos muitos fatos são relatados, momentos de esperança nascem, morrem, eles sobrevivem. Mas quando chegam no campo de concentração, nada mais é certo, não existe o dia de amanhã, mas sim o dia de hoje.

Os capítulos do campo de concentração são os mais pesados, tristes, profundos e que mostram a esperança que nunca morre de um povo que tinha tudo para perdê-la. No campo, podemos ter uma idéia do terror da Segunda Guerra, e Irena, a personagem, passa anos nele. Apesar das tristes cenas, a leitura prende, é difícil não querer saber mais, eu me senti uma leitora correndo atrás da esperança de um final menos triste para a personagem...me senti atrás também da esperança de ver menos terror, e sinais de vida na história...

Mas no final Irena termina no Brasil (mas não conto como e nem de que forma). Aqui eu cito o único ponto negativo do livro que achei: quando chega nos capítulos que falam do campo de concentração, estes capitulos são alternados com os que falam da personagem no Brasil. Confesso que no início eu demorei para me cituar (como? não estávamos no campo?). Depois de uns capítulos, percebi a dinâmica, mas foi um ponto que fez eu me perder um pouco na leitura.

O livro é forte, emociante, triste, mas recheado de mensagens...como: sobre a esperança de todo ser humano, de que somos todos iguais, se que guerras trazem só tristeza, etc. Um livro de booktour que quero adquirir sem dúvida, quero tê-lo em minha estante...um livro de uma história que emociona e que te prende a atenção....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.