Resenha: O Céu e o Inferno

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Médium/espírito: Allan Kardec
Editora: Ide
Páginas: 277

O livro O Céu e o Inferno , é uma das cinco obras que constituem a Codificação da Doutrina Espírita. Aprofunda a visão sobre a vida após a morte; apresenta nova noção do céu, inferno e purgatório; mostra o significado do arrependimento e as consequências espirituais dos atos cometidos durante a vida física. Apresenta também relatos de Espíritos que encontram-se felizes ou infelizes após a morte física. 

Livro que faz parte do conjunto de obras básicas do espiritismo de Allan Kardec. 

Confesso que tinha lido até O Livro dos Médiuns, faltando para ler O Céu e o Inferno e A Gênese. Decidi portanto ainda nesse ano de 2015 ler ambos.

Quando comecei a ler O Céu e o Inferno confesso que não gostei  muito, achei um pouco cansativa a leitura inicial mas logo melhorou. O livro fala da morte, da ideia que temos da morte, dos conceitos criados em cima do que é o céu e do que é o inferno. Existe mesmo dois lugares somente que podemos ir depois da morte? 

Se formos bonzinhos vamos para o céu? Mas o que é o céu? Lá tudo é lindo, colorido, calmo? Podemos ficar deslumbrando paisagens lindas sentados numa cadeira confortável? Quanto tempo ficamos lá? O que é o céu afinal? Existe?

E se a gente tiver sido maldoso? Vamos para o inferno? Lá tem muito fogo? Sofremos muito lá? Saímos um dia de lá ou ficamos para o restante da eternidade? O que é eternidade?

Questões sobre esses conceitos existentes são debatidas, explicadas, esclarecidas. Essa é a primeira parte do livro.

A segunda parte é composta de depoimentos de espíritos desencarnados onde contam como foi a passagem deles da vida física para a vida espiritual. Há capítulos separados para depoimentos de desencarne de espíritos: felizes, espíritos numa condição mediana, espíritos sofredores, suicidas e criminosos arrependidos e espíritos endurecidos. Por fim há um capítulo que fala das expiações terrestres. 

Terminei o livro gostando demais da leitura. Dá para notar que é um livro técnico pois nele há explicações, esclarecimentos.

Recomendo a leitura sim e se alguém estiver começando a estudar o espiritismo agora, não deixe para ler depois, tente ler todas as obras básicas logo pois há muita informação importante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Obrigada pelo comentário. Seja sempre bem-vindo (a) !! **
Obs: Comentários anônimos serão deletados.